Ame sua respiração

 

    Amando sua respiração, você ama o Deus vivo dentro de você e alcança a verdade. Deus penetra tudo, onipresente, onisciente, onipotente. Onde ele não está? Ele está presente em todo ser humano, em animais, insetos, plantas, àrvores, grama –todas as formas defida estão vivas, graças a Sua respiração.

 

  No Svetasvatara Upanishad, verso 6:11, está escrito: “Um Pai celestial esconde-se na cabeça de cada ser humano, penetrando tudo, o self interior de todos os seres”. Residindo aí, em todo ser humano, Deus está inspirando desde o dia em que nascemos. Assim, nascemos para a realização de Deus, porque nosso corpo inteiro é Deus, o Universo inteiro é Deus. Sem sua inspiração, a vida acaba.

 

    Os seres humanos têm dois corpos. Um corpo material – ham (que significa “ Eu Sou”) – que é cheio de engano, ilusão e erro. Porém, no topo da cabeça, Deus está se escondendo no estado sem forma e Ele está estimulando nossa inspiracão. Este é nosso corpo sa. Está no verso 51 da escritura Shiva Svarodaya: “ Diz-se que o processo de expiracão contém a letra ham e que a expiracão contém a letra sa”. Da mesma forma Gheranda Samhita 5:84 indica: “A respiração de cada pessoa ao entrar faz o som de ‘sa” e ao sentir ao sair (bahiiryati) o de ‘ham’”. Isso é hamsa ou so’ham.

 

    O Pai Supremo e todo-poderoso está se escondendo na fontanela no topo da cabeça, puxando a inspiração e é por isso que estamos vivos e somos capazes de realizar vários tipos de trabalho. Os Seres humanos em geral realizam cinco tipos de trabalho: ganhar dinheiro através da respiração; sentir raiva, orgulho, crueldade no centro do coração pela respiração; e entrar num espírito religioso no centro do vácuo, porque Ele está inspirando. Todos os seres humanos cessarão se Ele não inspirar.

 

    Este corpo humano é feito de uma grande quantidade de nervos. De acordo com o Prashna Upanishad, verso 3:6, são, precisamente, 727.210.201. Nosso sangue permanence liquido e circula através de todo o corpo por causa da respiração. A respiração é nosso poder vivo de Deus. A respiração é dharma. Dharma significa “aquilo que mantém a vida junta” e isso é religião.

 

   Kriya Yoga dá extrema importância à respiração. Ensina que o controle da respiração é autocontrole, maestria da respiração é automaesria, é imortalidade. Se você colocar seu dedo em frente do seu nariz, o ar que sai não tocará o dedo.

 

    Pessoas de todas as religiões, cultos e credos deveriam primeiro aprender como controlar sua respiração. O controle da respiração é o fundamento de todas as religiões e o meio mais rápido para o sucesso. No Hatha Yoga Pradipika, verso 4:34, está escrito: “Se a respiração não é curta e não toca dentro do cérebro, se não se mantém a atenção focalizada na fontanela e se a técnica não é simples, fácil e rápida, sem grandes palavras e conceitos complicados, sua prá†ica será vã e vazia.”

 

    Você é um Kriyaban (iluminado) se tem extremo amor pela respiração. Você obterá alegria divina. Sua alma será absorvida no Supremo. Assim, como a jovem recém casada ama seu marido, como o jovem recém casado ama sua esposa, desta mesma forma todos deveriam amar a respiração. Ame sua respiração e você experenciará a Realiade, a Verdade, a Alegria. A calma chegará automaticamente e você finalmente se tornará um brahmavid, um conhecedor do Supremo.

 

Baba Hariharananda – Guru Purnima 2000

 

    Deus é um, mas as religiões são muitas. As pessoas de todas as religiões querem alcançar Deus pelos orgãos dos 5 sentidos, mas Deus nos deu estes orgãos somente para a nossa inquietação. Há cinquenta tipos de respiração nas quais há quarenta e nove tipos para a inquietação e uma respiração curta, a respiração mais refinada, uma respiração leve, aquela que vai direto para a fontanela quando você inspira. Com esta respiração sutil, curta, você não sente raiva orgulho, crueldade, apelo sexual ou qualquer outra inquietação.

    É dito no Pradipika 4:114 da Hatha Yoga: "yavat naiva pravishati charan maruta madhya marge", a respiração deve ser fraca, leve, e ir direto à fontanela, onde o bebê tem o lugar mais macio no topo da cabeça. Você deve observar muito atentamente aquele lugar. Então você sentirá pulsação. Então você ouvirá som divino. Então você verá luz divina e também sentirá amor por Deus.

 

    Deus fez o homem e a mulher à Sua própria imagem e Ele respirou para dentro destes corpos a respiração da Sua vida e Ele se tornou a alma de todo o Universo. Assim, o supremo altíssimo Senhor permanece em cada corpo humano. Cada corpo humano é o corpo do supremo altíssimo Senhor e ele dá o Seu amor a este corpo. Se você fizer a respiração curta, você alcançará paz, o que é divino, mas em vez disso, a maioria das pessoas está ensinando sobre Deus através da leitura de livros ou cantando músicas, ou dançando, ou rodando, ou de muitas outras maneiras. Embora eu não goste disso, eu não farei crítica alguma.

 

    Imaginem que vocês todos são estudantes indo à escola, ouvindo os professores e depois vocês vão para casa e fazem seus deveres com muito capricho. Assim vocês alcançam sucesso. Aqui as pessoas estão indo para a igreja mas somente aos domingos (não sete dias na semana), o padre reza por somente uma hora e assim as pessoas esperam alcançar Deus? Isso é impossível. Vocês se alimentam todos os dias, regularmente e de forma adequada. É por isso que seu corpo se desenvolve. E através disso vocês conseguem tudo. Da mesma forma vocês deveriam manter sua atenção no topo da sua cabeça e fazer uma pequena respiração, procurando por Ele dentro da cabeça e então voce verá uma luz branca leitosa cobrindo todo o corpo com luz divina. Calmamente procure por Deus na fontanela e certamente você alcançará a realização em Deus. Pratique bem a Kriya.

 

    É dito no mesmo Pradipika 4:114 da Hatha Yoga que se a respiração não é suave, não se pode chegar à realização divina: "yavat dhyana sahaja sadrisham jayate naiva tattwam", se a técnica de meditação não for simples e fácil, então não conseguiremos chegar a Deus. Ele está respirando e você está observando. Esta é a técnica mais simples. Todas as pessoas, de todas as religiões estão respirando. É por isso que estão vivas. A respiração é a nossa vida. Então todos vocês deveriam observar e ver calmamente se com a respiração curta vocês estão sentindo a pulsação no topo da cabeça e do lado das orelhas, acima da orelha; se vocês estão ouvindo o som de forma constante. Se vocês praticarem apenas isso e virem luz constantemente sobre o mundo então automaticamente vocês entrarão em estado de samadhi, sem pulsação e sem respiração. Vocês alcançarão a realidade, a verdade. Isso é possível.

 

   

© 2015 por Kriya Brasil.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now